terça-feira, 28 de agosto de 2012

Visita do deputado Edegar Pretto



O deputado estadual Edegar Pretto esteve no nosso comitê ontem à noite, segunda-feira, 27/08, em reunião de apoio aos nossos candidatos no município.
Foto: Assessoria do deputado.

domingo, 26 de agosto de 2012

Idéias para Mostardas CRESCER: SUSTENTABILIDADE

Mostardas possui uma das mais importantes unidades de conservação do planeta! O Parque Nacional da Lagoa do Peixe está localizado em Mostardas, Tavares e São José do Norte, mas pertence a toda humanidade! 

Nossas belezas naturais são maravilhosas e exuberantes! Há alguns setores no Brasil que acreditam que o desenvolvimento tem que vir a qualquer custo! O meio ambiente NÃO é um entrave ao desenvolvimento, ele é a solução, mas para isso, temos que implementar um SISTEMA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, com uma Secretaria fortalecida, com quadros técnicos, um conselho municipal atuante e um fundo de meio ambiente para arrecadar recursos e financiar as políticas públicas! 

Nossa primeira ação será dialogar com o ICMBIO, IBAMA e SEMA para estabelecer uma grande parceria para implementar o Projeto Mostardas, Cidade da Sustentabilidade,  associado ao Plano Municipal do Meio Ambiente, que envolverá uma série de intervenções na cidade tendo pro base a Agenda 21!

A primeira delas e a mais imediata será a implementação do Gabinete de Licenciamento onde daremos todas as condições dos empreendedores regularizarem suas atividades! Além de dar segurança a quem quiser instalar-se, estimularemos a preservação ambiental e teremos um serviço ágil e de qualidade! 

E ainda buscaremos construir a Rede Litorânea pela Sustentabilidade, envolvendo os municípios de Capivari do Sul, Palmares do Sul e Tavares, como forma de potencializar ações coletivas na gestão integrada de resíduos sólidos, tratamento de esgoto e uso de fontes alternativas de energia, com destaque a Eólica!

Implementaremos a Política Municipal de Educação Ambiental, trazendo para Mostardas projetos federais como Sala Verde, Tela Verde, Conferência Infanto-juvenil do Meio Ambiente, dentre outros. Será construído o CEA (Centro de Educação e Informação Ambiental) para receber estudantes e turistas!
.
Mostardas, Cidade do Verde, esta é a meta da Frente Popular! O meio ambiente será usado como fonte de emprego e renda! Sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social caminharão juntos!

Fonte da Imagem: www.pegaevai.blogspot.com

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Idéias para Mostardas CRESCER: ACESSIBILIDADE


Você sabia que Mostardas, conforme dados do IBGE de 2010 possui 3.208 pessoas com algum tipo de deficiência? Isso mesmo, em torno de 23% da população mostardense precisa de ACESSIBILIDADE UNIVERSAL, para que seja respeitado seu direito de ir e vir, garantido desde a Constituição de 1988!

Desta forma, uma das primeiras ações a serem implementadas pelo governo democrático e popular do PT será construir um Plano Municipal de Acessibilidade e Mobilidade, com adequação das vias e serviços públicos a todas as normas técnicas! No primeiro ano de governo, TODAS as Calçadas estarão adequadas e não haverá barreira em nenhum serviço oferecido pelo município!

Para isso, buscaremos apoio técnico no governo do estado, através da FADERS, no governo federal através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência!

Criaremos a versão municipal do Plano Viver sem Limite, da presidenta Dilma, que tem mais de 7.6 bilhões de reais em investimentos e priorizaremos a área do Turismo Acessível, hoje um nicho de mercado a ser explorado!

TODAS estas ações serão realizadas respeitando a comunidade, ouvido as pessoas de forma democrática e participativa!

Mostardas mais Acessível! Compromisso com a cidade e com as pessoas!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Convite do Conselho Municipal de Saúde


A convite do Conselho Municipal de Saúde apresentei as nossas propostas para a área da saúde, na terça-feira, 14/08, às 9h, na sala do Conselho, no Centro Comunitário. O Conselho convidou os três candidatos, mas compareceram dois: o atual prefeito, Marne (PP), que tenta a reeleição e eu, representando o PT.

domingo, 12 de agosto de 2012

Continuando a publicação do Plano de Governo


Na postagem passada colocamos a introdução do nosso Plano de Governo.
Isto posto passamos a delinear os pontos principais de nossa proposta de governo, uma construção participativa dum governo sob o ponto de vista da maioria das pessoas, e de todos os trabalhadores desta terra.
As propostas contemplam a área administrativa, econômica, social, ambiental, o associativismo, educação, cultura, lazer, saúde e esportes. Uma nova visão para as diversas áreas. O enfrentamento das dificuldades mostrará a nossa capacidade para administrar a Prefeitura de Mostardas. Sabemos que a qualidade do nosso governo dependerá, entre outras coisas, do grau de democratização e participação popular que conseguiremos implantar. Entendemos, também, que para desenvolver o que estamos propondo é fundamental recuperar a credibilidade do poder público municipal junto à sociedade. Após conseguir o saneamento financeiro desejado e com a confiança da população, a Prefeitura voltará a investir na cidade, no Município, e alcançaremos a qualidade de vida que almejamos para os moradores. O Orçamento Participativa é a mola mestra para democratizar o nosso desenvolvimento. Os conselhos populares oportunizam a participação da população nos processos decisórios sobre o financiamento e a alocação dos recursos municipais sem perda de racionalidade ou de eficiência. Aliás, uma comparação posterior entre as formas de condução do processo orçamentário municipal antes e depois do Orçamento Participativo, mostrará, evidentemente, que a implantação do mesmo representará um ponto em favor da combinação de racionalidade, eficiência e gestão democrática. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Introdução ao Plano de Governo do PT de Mostardas



Mudança de Verdade

O  PT tem como objetivo, através do presente, oferecer ao povo mostardense uma proposta nova de fazer política. Um convite para vencer o medo de mudar e participar da construção de um novo tempo, todos juntos e de mãos dadas, Este início serve para convidar a todos para uma grande reflexão sobre o nosso passado, presente, e sobre o futuro que queremos   para nós e nossos filhos.
Não queremos reviver mágoas, nem desforras ou ressentimentos, mas convidar para uma tomada de posição, com muita responsabilidade, para pensar Mostardas, e oportunizar aos seus habitantes a chance de serem sujeitos na construção do seu desenvolvimento voltado para todos, mas pensando, principalmente, nos menos favorecidos. Até hoje a nossa cidade, e município, foi pensada, construída e dirigida por um mesmo grupo, que se alterna no poder, com isso a maioria acaba sempre alijada dessa construção, assim, os reais problemas sociais ficam sempre em segundo plano, pois não se prestam a um retorno político eleitoral, segundo a visão dos que até agora governaram o município. A democracia destes governos se restringe ao período eleitoral. Passado este momento, as decisões são tomadas em favor dos beneficiados de sempre. As "diferenças" do período de campanha desaparecem, e os setores políticos identificados como adversários, se calam, iniciando um período de compadrismo, de complacência, e acomodação. É o tempo de lamber as feridas que dura até a próxima eleição, quando tudo recomeça. Os "amigos" de ontem se tornam adversários ferrenhos, numa mutação milagrosa. O pior é a tentativa de explicar que tudo isto é certo, ou seja, que é tudo normal. Apostam na falta de capacidade de análise e julgam que podem continuar a enganar o povo travestidos no papel de portadores de uma mudança vã e ilusória.
Vamos mostrar que isto não é verdade. Este é o nosso papel, nosso compromisso político e social, fundamento primordial do Partido dos Trabalhadores, com muita participação popular e desenvolvimento.