domingo, 23 de setembro de 2012

Idéias para Mostardas Crescer: Educação para Cidadania


A educação não é neutra é um ato político (Paulo Freire). Desta forma esta política pública será tratada com seriedade e compromisso pela Frente Popular! Iremos priorizar três grandes eixos estratégicos!

O primeiro será a Educação Articulada, onde da educação infantil até o ensino superior, todas as ações estarão em sintonia. Isto significa uma parceria com o governo Estadual e Federal.

Vamos propor a criação do Centro Mostardense de Formação Continuada, que poderá ter em seus espaços, cursos técnicos, pólo da UERGS e Universidade Aberta do Brasil. O foco deste espaço será formar profissionais nas áreas da agricultura, turismo, meio ambiente, energias renováveis e tecnologia.

O segundo eixo será educação para a Cidadania, sendo a escola aberta à comunidade nos finais de semana, com oficinas, cursos, palestras e atividades esportivas e culturais, fortalecendo a partir de experiências como o Escola Aberta e Mais Educação.  

O terceiro eixo, será a valorização dos educadores e demais profissionais da educação, através de melhorias salariais e formação permanente em temas atuais que chegam a escola como sustentabilidade, igualdade de gênero, direitos humanos, acessibilidade,  homofobia e combate as drogas! 

É responsabilidade do Estado garantir o direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade social para todos. Qualidade social enquanto processo permanente, de formação integral e emancipação; conhecimento enquanto construção da identidade humana e meio de compreensão do mundo.

Os oito anos do Governo Lula e a continuidade do Governo Dilma, o PT instituiu um novo patamar de acesso e qualidade para a educação no país, com o PROUNI, a ampliação das Escolas Técnicas – IFETs, da Rede Federal de Ensino Superior como o Unipampa, ampliação de investimentos em todos os níveis de ensino com construção do FUNDEB, realização da Primeira Conferência Nacional da Educação, ou seja, tudo isto com democracia. 

Vamos criar o Plano Municipal de Desenvolvimento da Educação, promovendo a Inclusão Escolar com responsabilidade, retomar o MOvA-RS, apoiar a iniciativa de projetos de educação não formal, fundamentados na Educação Popular e voltados ao atendimento de populações em vulnerabilidade social, bem como a formação dos educadores populares, desenvolver ações educativas na rede de ensino sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, implantar o Pró Jovem Municipal, implementar progressivamente projetos de tempo integral, integrados ao currículo escola!

Todas as escolas de Mostardas estarão inseridas no projeto Escola Sustentável do Ministério da Educação!

E a grande inovação será articular a área da Educação com Saúde e Assistência Social, que significa um olhar integral do município para o aluno e a família, sendo implantados em todas as escolas, o Programa Saúde e Inclusão do Escolar, onde serão realizadas ações preventivas permanentes com relação a aspectos de higiene, prevenção de doenças, controle de vetores e ainda monitoramento da vulnerabilidade social das famílias!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Idéias para Mostardas Crescer: ESPORTE PARA TODOS


O esporte é uma valiosa ferramenta de inclusão social, assim, terá destaque em nossas ações de governo. O PT colocou o Brasil no cenário mundial, trazendo para o país a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, e nós não podemos abrir mão de aproveitar seu legado.

O esporte começará nas escolas, com criação de infraestrutura esportiva em todos estabelecimentos, com materiais didáticos e treinamento dos professores de educação física para identificação de novos talentos e realização de jogos esportivos.

Serão criados quatro grandes centros esportivos municipais - CEM, contemplando campo de futebol, academia, cancha de atletismo, vestiários, arquibancada e praça de alimentação. O espaço servirá também para realização de campeonatos de futebol infantil, juvenil, adulto e veterano, nas modalidades masculina e feminina.

Para qualificar o esporte municipal, criaremos a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer que gerenciará o Programa Esporte para Todos, que envolverá campeonatos competitivos em diversas modalidades para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência e idosos e ainda atividades de inclusão social.

Para garantir a implementação destas ações serão realizadas parcerias com a iniciativa privada e os Governos Estadual e Federal, além das Confederações de Desporto nas diferentes modalidades.

A população poderá participar das decisões através do fortalecimento do controle social e do Conselho Municipal de Esportes! Mostardas, referência regional do esporte é a meta da Frente Popular!

Idéias para Mostardas Crescer: INFRAESTRUTURA URBANA E RURAL


Uma cidade precisa gerar qualidade de vida a população e para isto, todos os setores devem sentir-se acolhidos em seus espaços. Nossa proposta para infraestrutura e mobilidade busca melhorar o fluxo no município, tanto para o cidadão quanto para o empreendedor, seja ele pequeno, médio ou grande! Terão destaque quatro eixos: Habitação, Programas Urbanos, Saneamento e Transporte e Mobilidade!

Para zerar o déficit habitacional, iremos criar o Programa Minha Casa Minha Vida Urbano e Rural, priorizando os usuários do Benefício de Prestação Continuada!

Promoveremos a regularização fundiária, reabilitação das áreas urbanas em todos os distritos, prevenção e contenção de riscos associados a assentamentos precários!

Iremos construir bicicletários e ciclovias, como forma de garantir um meio de transporte saudável e limpo. Também faremos licitação pública para o transporte coletivo, inclusive nas zonas mais distantes do município.

Criaremos o Programa de Calçamento Participativo nas vias urbanas, que estará associado às questões de acessibilidade, escoamento de águas pluviais e fluviais e arborização urbana! Ou seja, as ações será todas integradas!

As estradas vicinais receberão uma atenção especial, pois além de escoarem a safra, são importantes meios de ligação entre os distritos e a sede. Será criando o Plano Municipal de Atenção a Estradas Vicinais!

A principal ação será o planejamento, ou seja, a prioridade serão as ações preventivas! Para isso teremos um Plano Municipal de Obras, com ações a curto médio e longo prazo! Será elaborada uma proposta que nos diga concretamente qual o investimento necessário e faremos as previsões para 20 anos! Para garantir investimentos serão buscadas parcerias no Governo Estadual e Federal, sendo criado o Gabinete de Projetos e Relações Institucionais, dotado de pessoal técnico capacitado para buscar recursos e projetos!